segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Completei a carreira

“Nós temos o direito de pedir cura e vida a Deus, mas também devemos conceder este direito se o nosso Pai celestial tiver mais glória ao levar alguém cedo para o céu. Tudo está voltado para a glória de Deus; não para a nossa cura”. (Bob Sjogren & Gerald Robison)

“... agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia...” (2 Tim. 4:8)

Todos nós ficamos sensibilizados com o passamento prematuro de nosso querido Pastor e Missionário José Antonio de Bachi.

Em toda sua vida, ele tinha como premissa incontestável, servir o Senhor onde houvesse uma necessidade.

Isto foi confirmado através destes anos que o Senhor lhe conferiu! Todos nós somos testemunhas da dedicação incondicional do pastor missionário e sua família.

Pr. Bachi, filho de pais cristãos, conheceu o Senhor quando ainda era muito pequeno. A herança cristã, legado de seus pais, o acompanhou até o último dia de sua vida.

Era um homem de poucas palavras, mas de muita ação e determinação. Filiou-se à Igreja Menonita de Vila Virgínia em Ribeirão Preto em 1991, onde serviu na área de música, diaconia e outros serviços. Ali mesmo depois de alguns anos, Deus o vocaciona, juntamente com sua esposa Cidinha para obra missionária. A frase que foi dita muitas vezes diante da comunidade foi: -“Nosso coração está em África”.

Entrou para escola de missiologia no SEBANOP – Seminário Batista do Nordeste Paulista.

Aprovado pela Junta de Missões é enviado para o norte do Brasil para pastorear a Igreja Menonita de Redenção - PA, como parte do treinamento a fim de ser enviado a Moçambique. Ali também iria deixar a marca de servo. Por três anos ele, bem como sua família, passou a ser amado por todos daquela região. Sua identificação com aqueles irmãos era tal, que a igreja não queria que ele fosse para a África. Chegou a ocupar cargos de importância na diretoria regional, ao ponto de ser cogitado seu nome para a presidência da referida diretoria. O futuro missionário, neste treinamento entendeu que Deus lhe tinha dado um coração pastoral, que muitos anos mais tarde, viria Servi-lo novamente, segundo o propósito de Deus.

A visão do chamado, ainda latente em seu coração o leva a apresentar-se aprovado para o envio ao campo missionário em Moçambique. No dia 04 de agosto de 2002 Pr. José Antonio, Cidinha e Sara, partem para a terra distante, seu sonho e de sua esposa vão se concretizar. A South African os deixam em Johanesburgo - África do Sul. De lá tomam um pequeno Turbo Hélice da LAM – Linhas Aéreas Moçambicanas e agora sim, estão pisando solo Moçambicano. O sonho toma seu significado mais profundo. Ali, na província do Tete, ele dá sequência ao trabalho dos missionários antecessores. Servem ao Senhor com convicção estruturando a igreja Menonita, pregando, salvando vidas e formando líderes. O projeto em Moçambique sabe que um servo chegou ali para dar sua vida. Passaram por muitas provações. Vitimados pelas doenças especialmente a malária, não foram impedidos de cumprir seu chamado. Permaneceram ali, pregando, ensinando. A igreja moçambicana aprendeu a amá-los! Mas um problema grave do coração interrompe o ministério na igreja daquela nação. Ele tem que vir urgente para o Brasil. Aqui é submetido a uma cirurgia, que o leva a ficar de repouso por muitos meses. Entretanto, o coração do Servo, está agitado! Ele diz: “Senhor, não posso ficar parado! Tu tens ainda plano para minha vida! Eu quero e preciso continuar te servindo”.

A Igreja Menonita de Ceilândia - DF está precisando de um pastor, notícia esta que enviada para todas as igrejas, acaba chegando também aos ouvidos deste servo.

Aqui o Senhor lembra o missionário quando ele ainda em treinamento vai pastorear a Igreja Menonita de Redenção - PA. “Lembra filho, que eu te dei um coração pastoral? Pois bem, agora você irá se colocar à disposição para servir-Me em Ceilândia”.

Amados, mesmo ainda não se sentindo totalmente são, resolutamente a família deixa Ribeirão Preto mais uma vez e vão para Ceilândia.

Ali seria um tempo difícil, onde a humildade e amor profundo deste homem seriam mais uma vez requeridos. O trabalho nesta comunidade é difícil, entretanto, o Senhor chama este servo para dar àqueles irmãos um exemplo de sofrimento e dor, provando que até mesmo com o corpo definhado por doenças crônicas, estes venham entender os mistérios de Deus para aquela igreja.

Mais uma vez a marca do Servo toma lugar na mente e coração dos irmãos. Embora relutasse para ficar, a doença interromperia aquele ministério. Pr. José Antonio tem que vir às pressas para Ribeirão Preto, e desta vez não voltaria mais para estes ministérios.

Alguns anos se passam e a saúde piora cada vez mais! Mesmo assim o servo não se deixa levar pelo sofrimento, filia-se a algumas igrejas e vez ou outra, prega, ensina e canta.

Por fim não teve mais jeito. Consumido por um câncer em metástase, não tem mais forças para andar. Pela televisão, recebe alimento das pregações, enquanto é assistido pelas igrejas por onde ele passou.

Numa desta visitas, algo cortou meu coração e de minha esposa quando ouvimos esta frase por ele pronunciada: “Deus, por favor, concede-me saúde, para que mesmo sentado, caso não possa mais andar, eu possa comprar um boneco grande e como ventríloquo falar de Cristo para as crianças. Este sonho do Servo não foi realizado. Para ele, a carreira não teria terminado. No entanto, Deus em Sua soberana vontade, afirmaria: “Servo bom e fiel, eu sei que és fiel e que poderia fazer muito pela obra, mas eu quero que tu venhas estar comigo para sempre”.

No dia 31 de agosto por volta de cinco horas da tarde o Servo (pastor e missionário), recosta no seu sofá que lhe serviu de cama para dormir. Ele não acordaria mais para este mundo. Em vinte minutos o Senhor o recolhe para Sua gloriosa presença.

Aqui fica a preciosa lição deste servo que mesmo diante de todas as agruras ainda alimentava o sonho de servir.

Quem se levantará para continuar os sonhos de Deus?

Paulo B. Campos

Secretário Executivo

JMMI - Junta Menonita de Missões Internacionais

Vejamos algumas fotos da carreira do missionário José Antonio



Servindo na Ig de Vila Virgínia

Peça de Natal na Ig de Vila Virgínia


no local da construção da capela

no culto em Tete


no Congresso


na Ig. do Pq. Ribeirão


na casa de Aurino - Goianorte


Ministrando a ceia do Senhor


Familia José Antonio em Redenção


familia Bachi em Moçambique


Familia Bachi


entregando O Mensageiro para uma moçambicana


em Zimbabue no Congresso Mundial Menonita 2003


Em zimbabue no Congresso Mundial Menonita


em Canangola - Moç. com Pr. Abraão e Linda Shelly


culto de envio


consagrando


com Pr. Hans e Junior


com Pr. Cristiano na kuatchena (feira)


com outros missionários


com os pastores Antonio Carlos e Cristiano


com D. Bety, Eduardo


a capela já está construída neste local

De onde são nossos visitantes?