segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Completei a carreira

“Nós temos o direito de pedir cura e vida a Deus, mas também devemos conceder este direito se o nosso Pai celestial tiver mais glória ao levar alguém cedo para o céu. Tudo está voltado para a glória de Deus; não para a nossa cura”. (Bob Sjogren & Gerald Robison)

“... agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia...” (2 Tim. 4:8)

Todos nós ficamos sensibilizados com o passamento prematuro de nosso querido Pastor e Missionário José Antonio de Bachi.

Em toda sua vida, ele tinha como premissa incontestável, servir o Senhor onde houvesse uma necessidade.

Isto foi confirmado através destes anos que o Senhor lhe conferiu! Todos nós somos testemunhas da dedicação incondicional do pastor missionário e sua família.

Pr. Bachi, filho de pais cristãos, conheceu o Senhor quando ainda era muito pequeno. A herança cristã, legado de seus pais, o acompanhou até o último dia de sua vida.

Era um homem de poucas palavras, mas de muita ação e determinação. Filiou-se à Igreja Menonita de Vila Virgínia em Ribeirão Preto em 1991, onde serviu na área de música, diaconia e outros serviços. Ali mesmo depois de alguns anos, Deus o vocaciona, juntamente com sua esposa Cidinha para obra missionária. A frase que foi dita muitas vezes diante da comunidade foi: -“Nosso coração está em África”.

Entrou para escola de missiologia no SEBANOP – Seminário Batista do Nordeste Paulista.

Aprovado pela Junta de Missões é enviado para o norte do Brasil para pastorear a Igreja Menonita de Redenção - PA, como parte do treinamento a fim de ser enviado a Moçambique. Ali também iria deixar a marca de servo. Por três anos ele, bem como sua família, passou a ser amado por todos daquela região. Sua identificação com aqueles irmãos era tal, que a igreja não queria que ele fosse para a África. Chegou a ocupar cargos de importância na diretoria regional, ao ponto de ser cogitado seu nome para a presidência da referida diretoria. O futuro missionário, neste treinamento entendeu que Deus lhe tinha dado um coração pastoral, que muitos anos mais tarde, viria Servi-lo novamente, segundo o propósito de Deus.

A visão do chamado, ainda latente em seu coração o leva a apresentar-se aprovado para o envio ao campo missionário em Moçambique. No dia 04 de agosto de 2002 Pr. José Antonio, Cidinha e Sara, partem para a terra distante, seu sonho e de sua esposa vão se concretizar. A South African os deixam em Johanesburgo - África do Sul. De lá tomam um pequeno Turbo Hélice da LAM – Linhas Aéreas Moçambicanas e agora sim, estão pisando solo Moçambicano. O sonho toma seu significado mais profundo. Ali, na província do Tete, ele dá sequência ao trabalho dos missionários antecessores. Servem ao Senhor com convicção estruturando a igreja Menonita, pregando, salvando vidas e formando líderes. O projeto em Moçambique sabe que um servo chegou ali para dar sua vida. Passaram por muitas provações. Vitimados pelas doenças especialmente a malária, não foram impedidos de cumprir seu chamado. Permaneceram ali, pregando, ensinando. A igreja moçambicana aprendeu a amá-los! Mas um problema grave do coração interrompe o ministério na igreja daquela nação. Ele tem que vir urgente para o Brasil. Aqui é submetido a uma cirurgia, que o leva a ficar de repouso por muitos meses. Entretanto, o coração do Servo, está agitado! Ele diz: “Senhor, não posso ficar parado! Tu tens ainda plano para minha vida! Eu quero e preciso continuar te servindo”.

A Igreja Menonita de Ceilândia - DF está precisando de um pastor, notícia esta que enviada para todas as igrejas, acaba chegando também aos ouvidos deste servo.

Aqui o Senhor lembra o missionário quando ele ainda em treinamento vai pastorear a Igreja Menonita de Redenção - PA. “Lembra filho, que eu te dei um coração pastoral? Pois bem, agora você irá se colocar à disposição para servir-Me em Ceilândia”.

Amados, mesmo ainda não se sentindo totalmente são, resolutamente a família deixa Ribeirão Preto mais uma vez e vão para Ceilândia.

Ali seria um tempo difícil, onde a humildade e amor profundo deste homem seriam mais uma vez requeridos. O trabalho nesta comunidade é difícil, entretanto, o Senhor chama este servo para dar àqueles irmãos um exemplo de sofrimento e dor, provando que até mesmo com o corpo definhado por doenças crônicas, estes venham entender os mistérios de Deus para aquela igreja.

Mais uma vez a marca do Servo toma lugar na mente e coração dos irmãos. Embora relutasse para ficar, a doença interromperia aquele ministério. Pr. José Antonio tem que vir às pressas para Ribeirão Preto, e desta vez não voltaria mais para estes ministérios.

Alguns anos se passam e a saúde piora cada vez mais! Mesmo assim o servo não se deixa levar pelo sofrimento, filia-se a algumas igrejas e vez ou outra, prega, ensina e canta.

Por fim não teve mais jeito. Consumido por um câncer em metástase, não tem mais forças para andar. Pela televisão, recebe alimento das pregações, enquanto é assistido pelas igrejas por onde ele passou.

Numa desta visitas, algo cortou meu coração e de minha esposa quando ouvimos esta frase por ele pronunciada: “Deus, por favor, concede-me saúde, para que mesmo sentado, caso não possa mais andar, eu possa comprar um boneco grande e como ventríloquo falar de Cristo para as crianças. Este sonho do Servo não foi realizado. Para ele, a carreira não teria terminado. No entanto, Deus em Sua soberana vontade, afirmaria: “Servo bom e fiel, eu sei que és fiel e que poderia fazer muito pela obra, mas eu quero que tu venhas estar comigo para sempre”.

No dia 31 de agosto por volta de cinco horas da tarde o Servo (pastor e missionário), recosta no seu sofá que lhe serviu de cama para dormir. Ele não acordaria mais para este mundo. Em vinte minutos o Senhor o recolhe para Sua gloriosa presença.

Aqui fica a preciosa lição deste servo que mesmo diante de todas as agruras ainda alimentava o sonho de servir.

Quem se levantará para continuar os sonhos de Deus?

Paulo B. Campos

Secretário Executivo

JMMI - Junta Menonita de Missões Internacionais

Vejamos algumas fotos da carreira do missionário José Antonio



Servindo na Ig de Vila Virgínia

Peça de Natal na Ig de Vila Virgínia


no local da construção da capela

no culto em Tete


no Congresso


na Ig. do Pq. Ribeirão


na casa de Aurino - Goianorte


Ministrando a ceia do Senhor


Familia José Antonio em Redenção


familia Bachi em Moçambique


Familia Bachi


entregando O Mensageiro para uma moçambicana


em Zimbabue no Congresso Mundial Menonita 2003


Em zimbabue no Congresso Mundial Menonita


em Canangola - Moç. com Pr. Abraão e Linda Shelly


culto de envio


consagrando


com Pr. Hans e Junior


com Pr. Cristiano na kuatchena (feira)


com outros missionários


com os pastores Antonio Carlos e Cristiano


com D. Bety, Eduardo


a capela já está construída neste local

Leia Mais…

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

"Alcançando metas e aceitando novos desafios!"

Amados,

Terminada a reconstrução do muro em Jerusalém, Neemias escreve sobre a reação dos inimigos e vizinhos “porque, reconheceram que por intervenção de nosso Deus é que fizemos esta obra”. Ne. 6:16

Leiam com atenção a circular abaixo e alegrem-se com as conquistas realizadas, através de suas orações e contribuições. Vale a pena ler e reler! A Deus toda Honra e Glória!

“Juntos, sempre seremos mais fortes”. Vocês, são a força missionária que viabilizam os projetos, no Brasil e além mar.

Abraços,

Paulo e Valdeti Campos


Prezado pastor, líder, parceiro, coordenador, graça e paz!

Tenho grata satisfação em compartilhar com todos os irmãos desta comunidade que o Senhor, através de vocês, tem abençoado a JMMI - Junta Menonita de Missões Internacionais.

Juntos, temos superado obstáculos alcançando as metas com “sucesso”! Glórias ao Senhor que tem transformado seus corações para compreenderem e se aplicarem com convicção ao serviço da obra missionária.

Neste ano em curso, fomos desafiados a comprar praticamente dois veículos para viabilizar o trabalho missionário em Moçambique e Albânia. O Senhor age quando nós agimos também.

Estamos terminando um pequeno salão no Paço do Lumiar, que em breve abrigará a Congregação Menonita no Maranhão.

Juntos, VMMissions e JMMI conseguimos o recurso para o parto da Solange Tártari que ficou em torno de 1.100 euros.

Outra conquista significante, é que, a Igreja Menonita e seus parceiros são a única missão dentre todas as que estão em Albânia, que possui três igrejas evangélicas sendo; uma em Lezhe, outra em Luznia e a terceira, na capital Tirana. Nosso projeto missionário em Albânia está caminhando para sua quarta etapa, (total de cinco etapas), onde os obreiros nacionais estão sendo treinados para liderarem suas igrejas.

Reconhecidos pelo governo através de lei de liberdade religiosa, temos outra vantagem de enviar para os projetos sociais em Albânia, qualquer tipo de apoio, financeiro ou outra espécie, sem taxação ou burocracia.

Cada missionário está abrigado em casas ou aptos que lhes oferecem conforto. Amados, todos; tanto do projeto nacional ou internacional, tem recebido em dia seus vencimentos, incluindo o recolhimento do INSS para os missionários internacionais.

Para as famílias Tártari e Buffi, estamos providenciando um seguro saúde (convênio médico), de cobertura internacional, inclusive no Brasil. Este seguro se responsabiliza para cuidar e tirar os missionários do país em risco, dando-lhes total segurança.

Isto era um desafio muito grande e preocupante, pois quando um missionário tinha alguma emergência, precisávamos recorrer imediatamente às igrejas/300 servos ou até mesmo à AEM para suprir a eventualidade. Afirmo que de hoje em diante, não teremos mais esta preocupação!

Outro desafio é o suprimento para pagar o 13º salário para os missionários! Estamos estudando a possibilidade de fazer uma reserva mensal para esta finalidade. Espero conseguirmos enviar para eles neste ano sem necessitar apoio emergencial.

Um terceiro desafio é a correção do salário, pois com a desvalorização do dólar e euro os salários perdem seu poder de compra. Neste mês de Agosto fizemos a correção para repor as perdas.

Amados, suas orações, intercessões, comunicações e contribuições tem sido o elemento sólido para chegarmos onde estamos. Muitas missões faliram por falta de envolvimento. Outras deixaram seus missionários desamparados. Outras desistiram de seus projetos. Lamentamos demais!

Entretanto, mesmo com um orçamento no limite, o Senhor nos tem dado o socorro através de vidas consagradas como a de cada um de vocês.

Seu envolvimento é imprescindível! Suas ofertas têm permitido aos missionários chegarem aos lugares mais distantes de Moçambique e Albânia, para salvar vidas.

Vocês têm feito isto com amor! Vejam bem a importância de suas ofertas e orações!

Estamos ha 13 anos em Moçambique. O projeto está na sua penúltima fase, onde os obreiros e pastores são todos da terra. Na última fase eles estarão andando com as próprias pernas e se preparando para sua missão nacional. Este será nosso próximo desafio.

Em Albânia o projeto está caminhando para a penúltima fase. Agora será mais rápido, pois, o governo deu liberdade às igrejas evangélicas para terem seus cultos.

Vocês são a causa de todas as vitórias alcançadas em todos estes anos. Deus conta com cada um para que seu propósito de salvar vidas continue. A junta apenas administra os recursos provindos de cada igreja, mantenedor e parceiro.

Agora, prestem bem atenção: Para que não venhamos ser surpreendidos com emergências ou “coisa” do gênero estamos antecipando os fatos como esclareci acima.

Meu pedido a todos é muito simples! Tanto das ofertas das igrejas ou dos 300 servos e outros colaboradores, que aumentem sua contribuição em 10% do valor atual. Exemplo: se sua contribuição são 35,00 reais, com 10%, ficarão 38,50. Se a igreja contribui com 100 reais, passará a 110 reais. Se quiserem dar um pouco mais fica ao seu critério.

Se cada um fizer sua parte, não precisaremos mais recorrer a apoios emergenciais.

Esta é minha proposta. Peço ao coordenador, pastor, líder, dar um retorno o mais breve possível.

“Juntos, somos mais fortes”. Continuemos com este propósito!

“A convicção do chamado nos ensina a depender mais de Deus”. Jefferson e Tânia - Moçambique

Em Cristo.

Paulo Campos

Secretário-executivo – agosto de 2011

Leia Mais…

Boletim de Oração – Ano II – Nº 12 – Setembro/2011

Versículo do Mês:
“Porque de Deus somos cooperadores...” I Corintios 3:9

Pela oração podemos fazer missões mundiais. Se você quiser ir como missionário em certos países, terá muita dificuldade em conseguir um visto e passar pela imigração, alfândega, etc. Mas a nossa oração não precisa de passaporte nem de visto ou qualquer outra coisa. Podemos entrar em países, reinos, nações, povos e alcançá-los por meio da oração.
A oração é uma potente arma para a obra de missões. Você tem orado? Você tem feito missões mundiais por meio da oração?
Somos salvos para servir. Nossa visão deve ser de âmbito mundial. Devemos fazer tudo para que o mundo ouça a mensagem das boas-novas.
(Extraído do livro “A Igreja Local e Missões” – Edison Queiroz – Editora Vida Nova)
Sua companheira de oração, Vanderli

Dia 01/09. JMMI – Agradecer a Deus por todas as bênçãos recebidas e todas as orações atendidas no decorrer do mês de agosto. Pedir a Deus que continue fortalecendo todos aqueles que estão engajados no trabalho de missões através da JMMI.

Dia 02/09. Diretoria da JMMI – Continuar orando para que Deus levante irmãos para completar os cargos vagos na Diretoria da JMMI.

Dia 03/09. 300 Servos de Missões – Agradecer por todos os irmãos que tem contribuído e pedir que Deus mova os corações para atender o apelo de aumentar dez por cento nas ofertas para corrigir o salário dos missionários.

Dia 04/09. Família Tártari – Orar para que toda documentação do Paulo Rafael, primeiro filho de brasileiros nascido na Albânia, possa ser feita sem burocracia. Orar pelo crescimento e saúde desta criança.

Dia 05/09. Missionária Norma - Albânia – Pedir por saúde e direção para o trabalho com as crianças ciganas nesse novo ano letivo na creche que se inicia hoje. Pedir que Deus envie uma pessoa para auxiliar no trabalho.

Dia 06/09. Orar pela família do missionário José Antonio de Bachi - Cidinha (esposa), Samuel e Sara (filhos), para que o Espírito Santo os conforte pelo falecimento do querido irmão.

Dia 07/09. Jefferson, Tânia e Jeremy – Moçambique – Ore em favor da saúde e proteção da família. Pedir a Deus ânimo, fortalecimento espiritual e capacitação para as atividades com as crianças, evangelismo dos jovens e treinamento da liderança das igrejas.

Dia 08/09. Pastores das Igrejas Menonitas em Moçambique – Ore em favor do crescimento espiritual deles. Pedir a Deus que eles cresçam no entendimento e na prática da Palavra e para que tenham discernimento para conduzir suas igrejas.

Dia 09/09. Igreja de Gondola – Moçambique – Agradecer a Deus pelo processo de valorização da Santa Ceia e dos dízimos. Pedir a Deus para que os líderes tenham mais compromisso com a obra. Agradecer pela conversão do jovem Chico. Continuar orando pelo processo de libertação e salvação da Caroline, acamada devido ao trabalho de feitiçaria.

Dia 10/09. Pr. Mário – Franca – Orar em favor de seu trabalho secular e seu ministério na Igreja e na JMMI. Orar pela sua família, agradecendo pelo aniversário de seu filho Filipe no dia de hoje. Pedir por sabedoria, orientação e tempo para todas as suas atividades.

Dia 11/09. Missionário Paulo Felipe – Maranhão – Orar por saúde, proteção e sustento material e espiritual para ele e sua família. Pedir a Deus que abençoe seu trabalho como professor e seu ministério na igreja. Orar pelo seu preparo teológico, seus estudos no Curso do Seja um Obreiro Aprovado e pelo seu novo casamento.

Dia 12/09. Pr. Luciano Piotto – Sta. Rosa de Viterbo – Orar por saúde, proteção e sustento material e espiritual para ele e sua família. Pedir a Deus sabedoria e orientação para o seu ministério na igreja.


Dia 13/09. Pr. Carlos Eduardo – Jaboticabal – Orar em favor de sua saúde e de sua família. Pedir que Deus abençoe seu trabalho secular e seu ministério na igreja. Pedir por tempo, sabedoria e orientação para os seus estudos no curso do Seja um Obreiro Aprovado.

Dia 14/09. Igreja de Lezha – Albânia – Orar pelo fortalecimento da liderança. Pedir a bênção de Deus para o Acampamento nos dias 16-18/09. Pedir por conversão de vidas.

Dia 15/09. Pr. Paulo/Valdeti – Viagem para Porto Alegre (16-18/09) - Orar por proteção e saúde. Pedir orientação para a participação do casal no encontro das igrejas da Missão Cristãos em Ação que mantém parceria com a JMMI no sustento da família Tártari.

Dia 16/09. Pr. Cristiano – Riacho de Prata – Ore pela sua saúde e pela sua família. Pedir a Deus orientação para mais este semestre do curso de Psicologia. Pedir a Deus sabedoria e direção para o seu ministério na Igreja, na Regional e na diretoria da AEM.

Dia 17/09. PRONAM Maranhão – Orar pelo ministério com as crianças, pela visitação nos lares e por mais conversões. Pedir a Deus que envie recursos para o término da construção do novo salão. Orar por oportunidades de trabalho para as famílias dessa região.

Dia 18/09. PRONAM Caruaru – Orar pelo trabalho com as crianças e evangelismo dos adultos. Pedir a Deus que providencie recursos para alugar um local com mais espaço e novos obreiros para auxiliar no trabalho.

Dia 19/09. PRONAM Sta. Rosa de Viterbo – Agradecer a Deus pelo trabalho com as crianças e adolescentes. Orar pela conversão de suas famílias. Pedir a Deus pelo direcionamento do trabalho e pela oportunidade de novos contatos. Pedir a Deus que envie músicos para auxiliar nos cultos.

Dia 20/09. PRONAM Riacho de Prata – Ore pelo fortalecimento espiritual dos membros e da liderança. Ore pelo ministério de educação, evangelismo e ação social. Ore para que os membros tenham oportunidades de dar seu testemunho e ganhar novas pessoas para Cristo.

Dia 21/09. PRONAM Jaboticabal - Ore em favor do crescimento da igreja. Pedir a Deus que novos lares sejam abertos para visitação e evangelização. Orar pelos ministérios da igreja e pela liderança.

Dia 22/09. PRONAM Franca – Ore pelo fortalecimento espiritual dos membros, pelo trabalho com as crianças e adolescentes e por novos obreiros e músicos. Ore em favor do crescimento da igreja, abertura de novos lares para a visitação e por mais conversões. Pedir a Deus que abençoe as campanhas para levantar recursos para o término da construção do salão de culto.

Dia 23/09. AEM – Ore por todos os pastores e líderes das Igrejas Menonitas do Brasil. Orar pelo crescimento da nossa Denominação. Pedir sabedoria e direção para as reuniões das Diretorias Nacional e Regionais.

Dia 24/09. Igrejas Parceiras – Agradecer a Deus pelas igrejas parceiras da JMMI de várias denominações e diversas localidades no Brasil, EUA e Canadá. Pedir a Deus que continue suprindo todas as necessidades.

Dia 25/09. Novos Missionários – Vamos obedecer a ordem de Jesus e “Rogar ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”.

Dia 26/09. Grupo de Intercessão – Agradeça a Deus por contarmos com muitos irmãos que intercedem em favor da JMMI e dos missionários. Ore para que Deus levante mais intercessores e para que você, que já é intercessor, seja fiel nesse ministério.

Dia 27/09. Coordenadores de Missões – Agradecer a Deus pelo trabalho dos coordenadores de Missões em suas igrejas e pedir que Deus continue dando orientação para que cada vez mais as igrejas estejam engajadas no trabalho de missões.

Dia 28/09. Missionária Serli – Hoje é o dia do aniversário dela. Agradeça a Deus pela sua saúde e ore em favor do seu ministério e seus estudos. Pedir a Deus que continue lhe dando sabedoria, visão e discernimento espiritual. Pedir capacitação para o evangelismo e ensino da Palavra para as crianças e oportunidades para se aproximar das famílias.

Dia 29/09. Finanças da JMMI – Pedir ao Senhor direção para a JMMI no sentido de incentivar as igrejas e mantenedores aumentarem suas contribuições para suprir o 13º salário dos missionários e cobrir despesas de viagem do Pr. Paulo/Valdeti para divulgação de missões nas igrejas e também visitas aos campos missionários.

Dia 30/09. Pr. Paulo Campos – Viagem a Moçambique – Pedir a Deus que oriente e providencie os recursos para a próxima viagem do Pr. Paulo a Moçambique.

REDIMI – Rede de Intercessão Missionária da
JMMI – Junta Menonita de Missões Internacionais
(vinculada à AEM – Aliança Evangélica Menonita)
Contato: jmmicampos@netsite.com.br

Acesse também o site da Aliança Evangélica Menonita: aembrasil.wordpress.com

Se desejar unir-se ao grupo de intercessores, contate vanderlistefanini@bol.com.br

__________________________________________

Edição: Vanderli Stefanini de Andrade

Revisão: Valdeti S. Campos
______________________________________________

“A igreja já foi enviada, tanto aos que estão perto, como aos que estão longe, e também àqueles que estão além das fronteiras. Esquecer, ou não dar importância a esta premissa, é ignorar o DNA da igreja, pois missões é o que dá sentido à existência da igreja” (declaração do Pr. João Fernando de Andrade, na abertura do Mês de Missões na Igreja Evangélica Menonita de Interlagos).

Leia Mais…

De onde são nossos visitantes?