quarta-feira, 15 de junho de 2011

Machanga, meu lar por um ano!

Machanga,

Dt 28:3 “Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo.”

Nove meses já se passaram, três mais e estarei em casa. A vida no campo não é fácil, mas dia a dia me adapto cada vez mais e sou prova viva de que uma pessoa da cidade pode sobreviver no campo.

Antes de eu chegar aqui as pessoas estavam muito preocupadas comigo ao saberem que eu vinha de uma das maiores cidades do mundo. “Como será que ela vai se sair?” “Irá aguentar?” Muitos apostaram que não e aqui estou firme e forte. Devo confessar que muitas vezes finjo e acredito estar em um destes “reality shows” filmados em um fazenda. Porém, as pessoas ao meu redor não disputam comigo, elas são parte do grande prêmio. Também percebi que não há concorrentes ao prêmio final, para eu vencer só preciso permanecer até o fim. As provas requerem esforço mental, físico, psicológico, emocional, espiritual e qualquer outro que quiserem acrescentar à lista.

Estando aqui eu ensinei e aprendi. Chorei e sorri. Ri muito. Vivi. Tomei banhos de balde, banhos frios e banhos em rios. Andei descalça, pisei na lama, dormi no chão. Cozinhei com lenha, lavei roupa na mão. Comi pato, galinha, cabrito, coelho, gazela e sabe-se lá mais o que. Vi lagartos, cobras, macacos, libélulas de todas as cores, pássaros lindos, insetos esquisitos e aranhas gigantes. Subi em árvores e comi frutas do pé.

Caminhei, caminhei muito. Senti fome, senti sede, senti frio e muito, muito calor. A comida muitas vezes foi nada mais do que alimento ao corpo. Comi sem prazer mas também houve tempo de comer de forma prazerosa, dividir a mesa com amigos e gargalhadas. Quase nunca comi salada. Tive alguns resfriados, algumas vezes a comida fazia mal, mas nunca precisei chegar ao hospital. Visitei doentes, cadeias e aldeias. Gente rica e pobre. Comi a mesa e na esteira. Comi com garfo, comi com a mão. As vezes tinha pão outras não. Vi a terra seca e molhada. Plantei e colhi. Comi da terra. Me banhei, cantei e dancei na chuva. Encontrei na miséria dias felizes e de muito riso. Me alegrei com o vento, com a chuva, com a sombra e com o sol. Ah, o sol! Tantas vezes me queimou, tantas vezes roubou-me sorrisos ao se mostrar ao amanhecer e entardecer de forma tão esplendorosa .

Andei de carro, carroça, canoa. Atravessei rios, fronteiras e conheci muita gente pelo caminho. Fiz muitos bons amigos. Apreciei cada pôr-do-sol Moçambicano como se fosse único e eram. A cada novo dia, Deus sempre superou minhas expectativas e me presenteava com cores infinitas ao redor da alaranjada estrela chamada sol.

Dormir nem sempre foi confortável, muitas vezes o calor era insuportável. Mas nada se compara ao céu de Machanga. Nada mesmo. Pareço estar em um planetário, uma pintura ou em um conto mágico de um livro toda vez que olho para a noite e contemplo a linda e perfeita mão do Eterno. Cada detalhe, cada estrela, cada constelação. No escuro a sombra dos coqueiros torna a vista ainda mais agradável a simplesmente linda. A Via Láctea realmente parece leite derramado no céu. O Cruzeiro do Sul, que serviu como guia a muitos navegantes no passado, hoje para mim é marca de que estou em meu lar em Machanga. Órion com seu cinto esplendoroso é só mais uma de tantas constelações que por aqui se vê.

Machanga, meu lar por um ano. Um ano. Este foi o tempo que Deus separou para que aqui estivesse. Já cumpri ¾ desse tempo e logo minhas aventuras na África chegarão ao fim. Entretanto, estou muito feliz em ter compartilhado tantas bênçãos por aqui e também por poder voltar ao meu país depois de todos os episódios de um “reality show” chamado Centro Internato Feminino American Board com o prêmio incomparável que é a promessa de Deus em minha vida.

“Bendito serás ao entrar e bendito, ao saíres.” Dt 28:6





Priscila Santana

Servindo em Machanga, na Província de Sofala em Moçambique.

Rede de intercâmbios de jovens Anabatistas Menonitas do MCC Comitê Central Menonita

O Congresso Mundial Menonita é uma comunhão (koinonia), das igrejas anabatistas-relacionadas, ligadas uma à outra em uma comunidade mundial de fé para a comunhão, adoração, serviço e testemunho. Acesse www.mwc-cmm.org

De onde são nossos visitantes?