quarta-feira, 15 de junho de 2011

Machanga, meu lar por um ano!

Machanga,

Dt 28:3 “Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo.”

Nove meses já se passaram, três mais e estarei em casa. A vida no campo não é fácil, mas dia a dia me adapto cada vez mais e sou prova viva de que uma pessoa da cidade pode sobreviver no campo.

Antes de eu chegar aqui as pessoas estavam muito preocupadas comigo ao saberem que eu vinha de uma das maiores cidades do mundo. “Como será que ela vai se sair?” “Irá aguentar?” Muitos apostaram que não e aqui estou firme e forte. Devo confessar que muitas vezes finjo e acredito estar em um destes “reality shows” filmados em um fazenda. Porém, as pessoas ao meu redor não disputam comigo, elas são parte do grande prêmio. Também percebi que não há concorrentes ao prêmio final, para eu vencer só preciso permanecer até o fim. As provas requerem esforço mental, físico, psicológico, emocional, espiritual e qualquer outro que quiserem acrescentar à lista.

Estando aqui eu ensinei e aprendi. Chorei e sorri. Ri muito. Vivi. Tomei banhos de balde, banhos frios e banhos em rios. Andei descalça, pisei na lama, dormi no chão. Cozinhei com lenha, lavei roupa na mão. Comi pato, galinha, cabrito, coelho, gazela e sabe-se lá mais o que. Vi lagartos, cobras, macacos, libélulas de todas as cores, pássaros lindos, insetos esquisitos e aranhas gigantes. Subi em árvores e comi frutas do pé.

Caminhei, caminhei muito. Senti fome, senti sede, senti frio e muito, muito calor. A comida muitas vezes foi nada mais do que alimento ao corpo. Comi sem prazer mas também houve tempo de comer de forma prazerosa, dividir a mesa com amigos e gargalhadas. Quase nunca comi salada. Tive alguns resfriados, algumas vezes a comida fazia mal, mas nunca precisei chegar ao hospital. Visitei doentes, cadeias e aldeias. Gente rica e pobre. Comi a mesa e na esteira. Comi com garfo, comi com a mão. As vezes tinha pão outras não. Vi a terra seca e molhada. Plantei e colhi. Comi da terra. Me banhei, cantei e dancei na chuva. Encontrei na miséria dias felizes e de muito riso. Me alegrei com o vento, com a chuva, com a sombra e com o sol. Ah, o sol! Tantas vezes me queimou, tantas vezes roubou-me sorrisos ao se mostrar ao amanhecer e entardecer de forma tão esplendorosa .

Andei de carro, carroça, canoa. Atravessei rios, fronteiras e conheci muita gente pelo caminho. Fiz muitos bons amigos. Apreciei cada pôr-do-sol Moçambicano como se fosse único e eram. A cada novo dia, Deus sempre superou minhas expectativas e me presenteava com cores infinitas ao redor da alaranjada estrela chamada sol.

Dormir nem sempre foi confortável, muitas vezes o calor era insuportável. Mas nada se compara ao céu de Machanga. Nada mesmo. Pareço estar em um planetário, uma pintura ou em um conto mágico de um livro toda vez que olho para a noite e contemplo a linda e perfeita mão do Eterno. Cada detalhe, cada estrela, cada constelação. No escuro a sombra dos coqueiros torna a vista ainda mais agradável a simplesmente linda. A Via Láctea realmente parece leite derramado no céu. O Cruzeiro do Sul, que serviu como guia a muitos navegantes no passado, hoje para mim é marca de que estou em meu lar em Machanga. Órion com seu cinto esplendoroso é só mais uma de tantas constelações que por aqui se vê.

Machanga, meu lar por um ano. Um ano. Este foi o tempo que Deus separou para que aqui estivesse. Já cumpri ¾ desse tempo e logo minhas aventuras na África chegarão ao fim. Entretanto, estou muito feliz em ter compartilhado tantas bênçãos por aqui e também por poder voltar ao meu país depois de todos os episódios de um “reality show” chamado Centro Internato Feminino American Board com o prêmio incomparável que é a promessa de Deus em minha vida.

“Bendito serás ao entrar e bendito, ao saíres.” Dt 28:6





Priscila Santana

Servindo em Machanga, na Província de Sofala em Moçambique.

Rede de intercâmbios de jovens Anabatistas Menonitas do MCC Comitê Central Menonita

O Congresso Mundial Menonita é uma comunhão (koinonia), das igrejas anabatistas-relacionadas, ligadas uma à outra em uma comunidade mundial de fé para a comunhão, adoração, serviço e testemunho. Acesse www.mwc-cmm.org

Leia Mais…

sexta-feira, 3 de junho de 2011

REDIMI - Rede de Intercessão Missionária - Junho/2011

Versículo do Mês

O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!” Salmos 84.3

Reflexão:

Tenho uma convicção. Não há lugar melhor para se estar a não ser a presença de Deus. O salmista expressa bem essa convicção, quando diz que ele encontrou os altares do Senhor. É impossível experimentar as delícias que saem do trono de Deus e não querer vive-las diariamente. Viva com intensidade na presença de Deus, anseie estar com Ele todos os dias e então você verá quão valiosos são os altares Dele. Viva um mês de intensidades em Deus.

Um forte abraço,

Pr. Thiago Ferreira



Um pedido de oração para cada dia do mês:


Dia 01/06. JMMI – Agradecer a Deus por todas as bênçãos derramadas sobre o trabalho da Junta Menonita de Missões Internacionais. Agradecer pelas vidas dos membros da Diretoria, pela divulgação dos projetos, pela captação dos recursos, pela proteção nas viagens e por todas as vidas alcançadas pelo evangelho através dos projetos no Brasil, Albânia e Moçambique.

Dia 02/06. 300 Servos de Missões – Agradecer a Deus por todos os que estão contribuindo fielmente para a JMMI – pessoas, igrejas e parcerias. Orar para que outros sejam movidos a se comprometerem com a obra de missões.

Dia 03/06. Grupo de Intercessores – Agradecer pelos irmãos que tem enviado a Ficha de Compromisso de Intercessão. Pedir a Deus que sustente esse ministério.

Dia 04/06. Casal Tártari em Albânia – Orar em favor da gravidez da Solange (7º mês) para que Deus direcione o acompanhamento médico, prepare o local do nascimento do bebê e providencie todos os recursos necessários.

Dia 05/06. Missionária Norma em Albania – Orar por saúde, proteção e sabedoria espiritual para enfrentar o islamismo no seu ministério com as crianças ciganas no Centro Josué e pelo ministério com jovens e adolescentes na igreja.

Dia 06/06. Missionário Paulo Roberto Felipe – Maranhão – Orar por um novo emprego. Atualmente só trabalha em meio expediente. Pedir a Deus provisão para atender todas as suas necessidades e da família. Orar em favor de seus estudos no curso do Seja um Obreiro Aprovado.

Dia 07/06. Pr. José Bachi – Clamar pela cura do câncer no pescoço. Pedir a Deus que oriente os médicos e o tratamento de radio e quimioterapia já que a cirurgia não poderá ser feita devido ao alto risco. Pedir a Deus fortalecimento espiritual e consolo. Pedir que Deus assista a esposa e os filhos provendo todos os recursos necessários.

Dia 08/06. Familia Piotto – Sta. Rosa de Viterbo – Agradecer pela recuperação da Sueli que contraiu dengue. Agradecer pela saúde e crescimento das filhas e da pequena Sara com 4 meses. Agradecer pelos novos contatos com famílias do bairro.

Dia 09/06. Missionária Serli – Caruaru - Orar por saúde e capacitação para o ministério e estudos de teologia. Pedir a Deus orientação e paciência para o trabalho com as crianças.

Dia 10/06. P. Mário – Vice-Presidente da JMMI – Orar por saúde e proteção dele e sua família. Pedir oportunidades para o seu trabalho secular e orientação espiritual para o seu ministério na igreja e na JMMI.

Dia 11/06. Pr. Cristiano – Riacho de Prata –Orar por saúde e proteção dele e sua família. Orar pelo curso de Psicologia. Pedir sabedoria e orientação para o seu ministério como Pastor, Presidente da Região V e vice Presidente da Diretoria Nacional.

Dia 12/06. Prs. Paulo e Valdeti – Orar por saúde, proteção e orientação para o casal na execução dos trabalhos de administração, divulgação, captação de recursos e tesouraria da JMMI. Pedir por fortalecimento espiritual e sabedoria para dar cobertura aos projetos no Brasil e no exterior.

Dia 13/06. Pr. Thiago Ferreira – Presidente da JMMI - Orar em favor de sua saúde e seu trabalho secular. Pedir a Deus sabedoria para sua atuação como Pastor na Comunidade Menonita Vale dos Sonhos em Goiânia e como Presidente da JMMI.

Dia 14/06. Família Buffi em Moçambique – Orar por saúde e proteção. Pedir por capacitação espiritual para treinar os líderes da igreja em Gondola e pelo trabalho de evangelismo e visitação.

Dia 15/06. Pr. Carlos Eduardo – Jaboticabal – Pedir por saúde e proteção para ele e sua família. Orar em favor de seu trabalho na empresa e pelo seu ministério na igreja. Orar por sabedoria, discernimento e capacitação espiritual.

Dia 16/06. PRONAM Sta. Rosa de Viterbo – SP – Agradecer pelas pessoas novas que estão chegando. Orar pelo ministério de crianças. Pedir a Deus por conversões e mais obreiros para esta obra.

Dia 17/06. PRONAM Paço do Lumiar – Maranhão Orar em favor da conversão dos jovens e crianças que tem chegado para os cultos. Pedir a Deus os recursos para o andamento da construção e para a compra de cadeiras e mesas plásticas e uma caixa de som pequena. Orar para que haja melhorias no bairro afetado pelas chuvas. Orar por mais conversões.

DIA 18/06. PRONAM Caruaru – Orar em favor de um lugar com mais espaço para as reuniões e por obreiros para ajudar no trabalho com as crianças. Orar em favor de conversão das famílias do bairro.

Dia 19/06. PRONAM Riacho de Prata - Orar em favor do crescimento da igreja. Pedir por fortalecimento espiritual dos membros e sabedoria para a liderança. Orar em favor de novas conversões. Orar em favor das finanças.

Dia 20/06. PRONAM Franca – Orar em favor do andamento da construção do novo salão de cultos. Pedir a Deus pelo crescimento da igreja e fortalecimento espiritual dos membros.

Dia 21/06. PRONAM Jaboticabal – Orar em favor do crescimento da igreja. Pedir a Deus fortalecimento espiritual para os membros e sabedoria para a liderança.

Dia 22/06. Igreja de Lezha – Albânia – Orar pelo treinamento dos novos líderes. Pedir por sabedoria e direção para os trabalhos. Orar pelo trabalho de evangelismo e discipulado. Pedir por conversão de famílias albanesas. Orar pela nação e pelo novo governo eleito.

Dia 23/06. Igreja de Gôndola – Moçambique – Pedir a Deus sabedoria e orientação para o Pr. Manoel Chafa. Orar por mais comprometimento dos membros na igreja. Orar em favor do trabalho de evangelismo, discipulado e visitação.

Dia 24/06. Centro de Formação Ministerial – Orar em favor da diretoria e dos alunos. Orar em favor de todos os pastores das igrejas menonitas em Moçambique. Orar pelo crescimento das igrejas e pelo trabalho de evangelismo e discipulado.

Dia 25/06. Igrejas da AEM – Região I e II – Orar em favor do crescimento das igrejas de S. Paulo, Paraná e Santa Catarina. Pedir sabedoria, discernimento e proteção para pastores e líderes. Pedir por fortalecimento espiritual dos membros.

Dia 26/06. Igrejas da AEM – Região III e IV – Orar em favor do crescimento das igrejas de Goiania, Tocantis e Pará. Orar pelo fortalecimento espiritual dos pastores, líderes e membros. Orar para que cada cristão tenha um testemunho eficaz diante da sociedade.

Dia 27/06. Igrejas da AEM – Região V e VI- Orar em favor do crescimento das igrejas de Pernambuco e Distrito Federal. Pedir por sabedoria e unção para pastores e líderes e fortalecimento espiritual para os membros.

Dia 28/06. Diretoria Nacional da AEM – Orar em favor dos pastores que estão à frente de nossa denominação. Orar por unção e direção para todas as decisões que devem ser tomadas. Pedir a Deus saúde e proteção para eles e suas famílias.

Dia 29/06. Finanças da JMMI – Agradecer a Deus pelo aumento das ofertas dos 300 Servos, das igrejas e dos parceiros em Albania e Moçambique. Que Deus continue suprindo as necessidades.

Dia 30/06. Brasil – Orar pelos nossos governantes para que atuem em conformidade com os princípios da Palavra de Deus. Pedir sabedoria e direção na luta contra a violência e as drogas.


Se desejar unir-se ao grupo de intercessores, contate vanderlistefanini@bol.com.br

Editor Responsável: Pr. Thiago Ferreira – tfmissoes@yahoo.com.br

Leia Mais…

De onde são nossos visitantes?