domingo, 17 de abril de 2011

Calor, trabalho, leitura, festa e muito mais em Machanga


Machanga, 25 de março de 2011

Graça e Paz de Moçambique,

A pacata Machanga continua quente e o mês de março está demasiado seco sem chuvas. O calor é intenso, até na sombra o mormaço me queima e as noites são terríveis para dormir. Apesar disto a terra produz e além do milho temos muito amendoim e abóbora. Há abóboras no nosso quintal e como não temos pão todos os dias as vezes como abóbora como café-da-manhã ou lanche da tarde. A variedade alimentar não é rica, mas comemos muito arroz no almoço e jantar. Estou gorda de comer tanto carboidrato, mas aqui se come para encher a barriga e saciar a fome.

O trabalho com as meninas tem fluído, estão em época de provas e eu ajudo bastante com os deveres de casa. Matemática voltou a me assombrar (rsrsrsrs). Este mês lemos bastante a Bíblia e tem sido bem agradável. No dia Internacional da Mulher trabalhei com um poema onde discutimos o direito da mulher e conversamos sobre sonhos.

Continuo acreditando na educação e acho que as mulheres só serão capazes de lutar por seus direitos através do incentivo da mesma. Afinal, como se canta por aqui, “A mulher emancipada é a força da mudança.”

Final de semana passada tivemos uma festa de abertura do ano letivo aqui no Centro, um pouco atrasada mas muito esperada. As meninas cantaram, tivemos um almoço bem farto (só se come assim uma vez ao ano!). Matamos galinhas, compramos peixe, fritamos batatas, fizemos salada de maionese e até um cabrito foi morto para a celebração. Membros da igreja e autoridades locais foram convidados. Comemos tanto, eu inclusive, que depois algumas meninas até passaram mal. Diziam que era por não terem costume de comer comida boa. Foi uma festa muito agradável.

Nos finais de semana assistimos filmes no meu computador, vamos a igreja e ao rio para refrescar, nadar e pegar “ushoa” (mariscos).

As saudades de casa tem sido muitas este mês e embora saiba que agosto está logo ali, parece que o tempo não passa por aqui. Já li mais de 15 livros desde que cheguei e podem acreditar, livros bons são grandes amigos. Espero terminar de ler a Bíblia até agosto também. Este mês li a história de Ester e do profeta Oséias, que Deus fez casar com uma prostituta. Deus realmente tem grandes planos em nossas vidas ainda que as vezes os meios pareçam absurdos. Também tenho lido muito sobre Davi nos livros de Samuel, e acabei o livro de Daniel também.

Aqui em Machanga tenho dois amigos americanos que trabalham com o Corpo da Paz (os outros dois únicos brancos além de mim), jantamos juntos pelo menos uma vez por semana e essas amizades tem me ajudado muito, Conversamos, rimos, as vezes assistimos videos no computador. Aqui eles dão aulas na escola secundária, um de Matemática e o outro de Inglês. Tenho um clube de inglês com um deles e ensinamos inglês de forma divertida aos sábados de manhã. Também estamos iniciando um clube de artes onde ensinamos as meninas a fazerem pulseiras com materiais recicláveis.

No início do ano entrei em contato com uma professora da faculdade e juntas formamos uma parceria de leitura. Ela conseguiu que alunos da faculdade doassem alguns livros para melhorar a pequena biblioteca que construi para minhas meninas aqui no lar. Ele enviou pelo correio esta semana e estou ansiosa para que cheguem logo.


Também em parceria com um grupo de jovens de uma igreja americana, meninas estão juntando trajes de banho para doarem ao meu projeto de natação. Tive a ideia devido ao medo que todos tem ao atravessarem o rio em canoas por não saberem nadar. A travessia é rotina diária de muitos por aqui e de vez em quando tem-se a noticia de que canoas viraram e pessoas morreram. Também pelas eventuais cheias (enchentes) que temem todos os anos. Graças a Deus a ultima foi em 2007.

Cada dia aqui é um desafio, mas Deus como sempre, é Perfeito e Fiel. No mês de abril teremos batismo na igreja e muitas meninas já se pronunciaram. Orem pela vida espiritual delas. Apesar de muitas discussões sobre o tema, muitas acreditam na teoria da evolução e acham que viemos dos macacos. A existência de Deus para elas é também algo incrível já que ninguém sabe dizer de quem Deus nasceu. Porque se ele existe teve que nascer de alguém. E se astronautas chegaram até o céu, por que não viram Deus? Estas são as perguntas que enfrento todos os dias e apesar de parecerem infantis para muitos, para elas são muito sérias.

Que o Senhor os abençoe e guarde assim como o tem feito para comigo. “ Ele livra, e salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou a Daniel do poder dos leões.” (Daniel 6:27)

Priscila Santana

Priscila é membro da Igreja Evangélica Menonita de Interlagos em São Paulo e está em Moçambique no Programa da Rede de intercâmbios de jovens Anabatistas Menonitas do MCC Comitê Central Menonita e está servindo em Machanga, na Província de Sofala.

Se quiser escrever pra ela: priscilinha_sant@hotmail.com

Visite também seu blog: http://priscilamozambique.blogspot.com

























De onde são nossos visitantes?