terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Notícias de setembro de 2009 - Angela Natel


“...ele derramou sua vida até a morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele levou o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.” (Isaías 53:12b)


Saudações, queridos!

Já estamos em Outubro! Como o tempo tem passado rapidamente! Graças a Deus pude aproveitar grandes e preciosas oportunidades neste mês de setembro que passou.

Fui, com minha mãe, a uma consulta com um especialista, e ele diminuiu 2 dos 9 comprimidos diários que precisava tomar. Graças a Deus agora são 7 comprimidos diários, e estou me sentindo muito melhor. Além dos medicamentos, faço pequenas caminhadas diariamente até a faculdade (meia hora) e tenho tentado melhorar minha alimentação, dentro das possibilidades.

Recebo semanalmente algumas marmitas distribuídas por minha Igreja e mensalmente uma cesta básica. Mesmo assim, ainda tenho muitas dificuldades financeiras, pois meus pais é que complementam minha compra mensal e compram os medicamentos – o que se torna difícil de manter. Além disso, ainda tem os livros da faculdade, despesas com higiene e qualquer outra coisa que uma pessoa normal possa ter necessidade. As únicas entradas fixas que tenho são um salário mínimo da JMMI e 100 reais de minha Igreja (estes 100 especificamente para internet).

Nos dias 12 e 13 de setembro fui convidada a visitar e compartilhar um testemunho e divulgação missionária na Igreja Irmãos Menonitas Brasileira de Palmeira, na Igreja Irmãos Menonitas de Witmarsum (grupo de jovens) e na Igreja Evangélica Menonita de Vila Rosa em Palmeira, todas no Paraná. Foi uma grande alegria ficar hospedada com as missionárias Ana e Lucielma, que trabalham na Associação Menonita de Assistência Social - AMAS.

Uma grande surpresa foi encontrar parte de minha família em Palmeira, um casal de tios-avós a quem eu só tinha visto quando pequena, e de quem eu nem tinha nenhuma lembrança viva. Foi um momento emocionante proporcionado por minhas anfitriãs, que fizeram de tudo para eu me sentir em casa naquela cidade tão bonita, que é Palmeira. Dia 14 de setembro ainda pude conhecer pessoalmente um pouco mais do trabalho da AMAS, antes de voltar a Curitiba.

No dia 19 de setembro visitei a Comunidade Evangélica Novo Alvorecer – CENA, em Curitiba, durante sua 1ª Conferência Missionária, cujo tema foi “E disse-lhes: Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens.” (Mateus 4:19). Lá conheci a Missão APIEIA, que faz um trabalho de abertura de Igrejas, assistência integral a crianças, presos e famílias carentes em Moçambique. Foi maravilhoso contactar mais obreiros neste campo tão carente de ajuda.

Na noite de 19 para 20 de setembro, dei um pouco de trabalho à família que me estava hospedando, pois passei toda a noite com fortíssimas dores de estômago e vômito. Já pela manhã, meu colega missionário em Moçambique, num telefonema, orou por mim e logo em seguida a dor cessou. Foi mais uma das muitas batalhas físicas vencidas em nome de Jesus.

Agora em outubro estarei começando a consultar médicos num posto de saúde recém aberto perto de casa para tentar conseguir um ou dois dos medicamentos contínuos que preciso tomar. Em relação à ajuda do INSS, apesar de meu pai ter pago 10 anos de contribuição para mim, eles negaram o auxílio-doença, mesmo eu tendo comprovantes médicos de minha incapacidade laboral. Mesmo assim marquei nova perícia, mas somente consegui para dezembro.

Por favor, irmãos, orem sobre minhas finanças. Algumas ofertas esporádicas têm entrado, e as igrejas que me recebem têm sido generosas e me ajudado também, e são estas que cobrem despesas básicas, mas peço oração por sabedoria ao administrar tanta necessidade com tão poucos recursos. Peço que orem também porque, apesar do médico dizer que não posso trabalhar, não gostaria de deixar de me envolver com o trabalho missionário em tempo integral, ainda que seja aqui no Brasil.

Com relação ao meu casamento, peço que os irmãos orem para que Deus guarde minhas emoções de todo ataque e sentimento que não venha dEle. São 10 meses aqui no Brasil, 8 meses morando sozinha, e não tem sido fácil, mesmo porque muitas coisas não estão sendo resolvidas muito bem.

Apesar das lutas, Deus tem sido tão bom, e tem cuidado de cada detalhe da minha vida. A faculdade é um lugar de refrigério, porque amo estudar. As aulas me ajudam e me mantém com a mente e, muitas vezes, o dia, ocupada. Tenho publicado diariamente fotos e estudos nos blogs que criei e ainda faço algumas traduções para a JMMI e AEM.

Creio que Jesus, ao se identificar conosco, não veio para nos condenar, mas para nos compreender, e acima de tudo, interceder por nós. Ele é nosso advogado, nEle pomos a nossa esperança. Por isso, sobre Ele lanço todas as minhas ansiedades, cuidados, necessidades. Eu creio que Ele nunca deixará de cuidar de nós.

A Ele seja a glória, a cada dia, em nossas vidas.

Um grande abraço a todos, e muito obrigada por suas orações e seu constante amor demonstrado na prática por mensagens ou apoio financeiro.

Deus os abençoe

Angela Natel

De onde são nossos visitantes?